3 dicas de como vender mais no novo mercado da gastronomia

imageA cada dia que passa fica ainda mais evidente as mudanças que vem ocorrendo nos mais diversos mercados e segmentos, principalmente no mercado de gastronomia. Com a explosão dos marketplaces de Delivery, mudança de cultura e comportamento de compra dos clientes, o Brasil se torna um dos mercados mais dinâmicos e competitivos do mundo, neste segmento.

Mas a pergunta que fica é: como posso prosperar neste novo mercado?

É uma ilusão pensar que uma empresa pode manter-se estagnada no mercado. Ou ela está crescendo ou está caindo. Não há meio termo. Portanto, não basta apenas sobreviver, é preciso prosperar. Separamos algumas dicas vitais para gerar mais receita e conquistar novas fatias de mercado com seu negócio de gastronomia.

Diversificar com “Dark Kitchen”

A cozinha de seu restaurante está ociosa? Você sente que pode extrair mais de sua estrutura? Hoje é possível montar marcas paralelas,  dentro da estrutura de seu atual restaurante, comercializando novos produtos em marketplaces de delivery. São as chamadas “Dark Kitchens”.

Este novo modelo surge como uma alternativa para alavancar novas receitas, fazendo uso de marketplaces de delivery para realizar as vendas e divulgar a marca. Muitos novos negócios estão surgindo dentro deste modelo, trazendo novas alternativas para o mercado.

Exemplo de como fazer uso desta estratégia: sendo um restaurante de Sushi, posso criar uma marca de Poke, pois consigo utilizar a estrutura já existente da cozinha do Sushi, para produzir o Poke e despachar para delivery. É possível manter o Sushi funcionando normalmente, até mesmo no caso de venda salão, e paralelamente inicio uma novo processo de venda de delivery, com uma nova marca e um novo produto. Esta nova marca pode atingir um púbico que meu sushi não atinge hoje, gero uma nova fonte de receita para a minha empresa, diversifico minha atuação no mercado, e otimizo os custos ao utilizar a atual estrutura do Sushi.

Fazer uso das redes sociais

Chega a ser um clichê quando se fala que é preciso utilizar as mídias sociais para alavancar vendas, mas é um fato que não pode ser ignorado. Porém, é preciso saber utilizar as redes para otimizar os investimentos em marketing. Fazer uso de fotos atualizadas e que chamem a atenção é fundamental, assim como segmentar de maneira adequada o público que você deseja atingir com estas ações.

Importante entender também qual a rede social que seu público mais utiliza. No passado não eram muitas alternativas, Facebook era predominante. Porém, o Instagram tornou-se um dos principais canais de comunicação e vendas, com grande apelo por imagens que são mais consumidas pelas pessoas.

Explorar canais digitais da própria marca

É muito importante estar presente nos grandes marketplaces de delivery, captando novos clientes, divulgando a sua marca e gerando receita neste processo. Mas já pensou que você pode ter seus próprios canais digitais de venda? Aplicativo e e-commerce de sua própria marca, sem taxas e vendendo diretamente para seus clientes. Sabendo direcionar os clientes a comprarem no canal digital da sua marca e promovê-la adequadamente, pode gerar uma receita considerável.

Encaminhe folder juntamente com suas entregas, divulgando seu App ou e-commerce, faça promoções exclusivas nos seus canais digitais para atrair ainda mais os clientes, enfim, a criatividade e foco são fundamentais para gerar resultados relevantes em seus canais digitais de venda. Utilize as próprias redes sociais para divulgar seus canais digitais de venda e suas promoções.

Faça uso de programas de fidelidade, fundamental para incentivar a compra recorrente e fidelizar seus clientes. Em um mercado com tantas opções, é importante ter ferramentas que possibilitam o seu restaurante a vender mais e fidelizar mais.

Conte com a equipe Opdv para apoiá-lo nestas e outras estratégias.

Boas vendas!!

Time Opdv

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.